quarta-feira, 30 de março de 2011

Sera que vale a pena pensar duas vezes?

  Será que vale a pena pensar duas vezes?

 O consumo, nos dias de hoje, está almentando gradativamente e com uma velocidade incrível. São jovens, adultos e crianças; seduzidos por este fator, que não tomando cuidado e precaução, pode trazer sérios prejuízos que pode nos levar à fronteiras distantes.
 A propaganda é uma das principais responsáveis, pela atração, onde são aplicadas técnicas psicológicas, como a "repetição"; que cria no inconsciente do indivíduo a "ideia" de consumir mais. Outro fator que contribui, é o nosso contemporâneo, a modernidade e as facilidades, que nos impulsiona, perante a aceleração do tempo, assim, optando comprar eletrônicos e eletrodomésticos, para auxiliar aos afazeres, para mais tarde sobrar tempo para fazer outras coisas, ou até mesmo para lazer e/ou descansar.
 Embora, haja pessoas que, tem esta compulsão em "comprar", "querer" mais e mais; gerando distúrbios psicopatológicos, ou seja, pelo "vazio" que o indivíduo sente por dentro de si, que pelo seu "extinto de defeza" que a mente cria, para não se "autodestruir"; e por isto cria meios para que seja suprido, um "scape". Onde aí, a propaganda, aproveita e consegue consumidores, cada vez mais, com sua falsa promessa de "felicidade", que justamente o "doente" precisa, gerando um ciclo, que não se acaba, pois é momentânea, aí volta-se ao início.
 Entorno de tudo isto,  pessoa entra em dívidas, cada vez mais altas, com ajuda dos cartões de créditos e empréstimos, gerando uma bola de neve quase invensível, optando a procurar ajuda profissional, para lidar com este problema, que muitas vezes, são os amigos e familiares que forçam, porque o paciente não tem  consciência e na cabeça dele "ainda não  é suficiente".
 Em meio a tudo isto, não podemos julgar, qualquer indivíduo que seja, por ter este hábito, sem ter  analizado, observado e "entrado" na mente dela, ou seja, colocar-se no lugar do próximo, seja qualquer situação, não importa; é justamente "ampliar o campo de visão", pois nada é por acaso, tudo tem sua explicação, tudo tem seu "por quê?", e não adianta de nada, saber de tudo isto, e ver alguém, passar pela mesma situação, e não ajudar, é como um poema de Mario Quintana diz " os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem...Mas ñ se assanhem...