domingo, 30 de dezembro de 2012

A minha visao sobre a maçonaria

A minha visão sobre a Maçonaria.


   Segundo meus estudos em livros, sites,arquivos, blogs; na realidade a Maçonaria não é nada daquilo que as pessoas andam falando -isto me refiro a assuntos pejorativos sobre este-, em que há boatos que é um culto ao "demônio", e que eles, por serem secretos e por manter suas reuniões em sigilo tentam "dominar o mundo" e criar uma nova Monarquia, onde uma unica pessoa e/ou governo tem o poder de dominar/comandar o planeta, pode ser que isto exista - isto eu não duvido -, e como em todas as religiões, ceitas e credos há as suas polaridades; o lado que mantém os valores reais e benéficos, e também tem seus seguidores que fogem desta realidade - logicamente que por motivo de Ego - procuram ir para o lado oposto.
  Esta é uma breve introdução para uma visão, que aqui falo, de mostrar o lado e motivos reais do intuito de sua existência.


 Segundo a Wikipédia:

 "Maçonaria, forma reduzida e usual de francomaçonaria e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente aqueles que dela participam. [...] A  Maçonaria é portanto, uma 'sociedade fraternal', que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideario político ou posição social.
 Suas principais existências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico" e o seu principal intuito de sempre "chegar a perfeição".

 Onde este termo tem haver com o episódio da escada de Jacó, onde ele foi o único humano valente que teve coragem de lutar com um anjo ( o hebreu que teve a coragem e ousadia de lutar com Deus). Após uma luto exaustiva, o anjo que estava cansado de lutar, o feriu na coxa, cortando um determinado nervo, que o deixou manco, e em seguida Deus falou que não seria mais chamado de Jacó e sim Israel* ( que significa Ira de Deus).
  "E Israel teve 12 filhos, que se formaram 12 tribos e respectivamente deram origem a 12.000 filhos, cada uma delas, e que ao todo são 144.000 pessoas especiais - onde eram descendentes de Israel "o escolhido de Deus" -, e um deses herdeiros chamado "Beteu", dormiu com a cabeça em cima de uma pedra "ungida" e teve um sonho, que que viu uma grande grande escada e lá no topo via-se uma grande luz, e por meio desta escada ele viu os anjos subindo e descendo".
  Que por meio desta passagem, vem o simbolismo na Maçonaria de chegar a perfeição, tendo o mesmo direito que Jacó - 'pelo fato de ser o homem da terra a ter lutado com Deus, então ele tem direito de subir aos céus'. Então, isto é um simbolismo que representa para os maçons "tentar chegar ao mais próximo da perfeição", com habitos exercidos diáriamente.
  Finalizando, esta que é a real intenção e intuito desta fraternidade, embora haja diversas outras simbologias, cultos, costumes; mas aqui minha real intenção, é mostrar a sua essência central.
 Logicamente que há as duas faces da moeda - "seus lado Bom e seu lado escuro" -, como qualquer outra ceita, religião e culto, toda via, o grande legal é você "tirar as pedras das mãos", colocar o preconceito religioso de lado, e procurar saber entender, tentar enxergar do mesmo ângulo, desta "outra face da moeda" para que você possa ter sua posição referente ao assunto para dar uma opinião formada, que vem de dentro de você e não, ser somente apenas uma cópia do outro. 

 *Ira de Deus: Dado este nome pelo fato de ser um homem, bravo, corajoso, representando mesmo a Ira, a "força de Deus".

A seguir o video do profº Adhemar ramos, falando sobre a escada de Jacó:

                                  Adhemar Ramos - Escada de Jacó


   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem...Mas ñ se assanhem...